Orientações gerais sobre o seu pré natal

Olá, eu sou a Dra. Júlia Verano, e primeiramente gostaria de te parabenizar pela gestação!

Espero que seja uma experiência única, com bons momentos e recordações. Conte com os meus cuidados para que tudo transcorra da melhor maneira possível!

Dúvidas são comuns, por isso aí vão algumas dicas e orientações por meio de um guia rápido para te ajudar nesse primeiro momento.

PRINCIPAIS QUEIXAS

É comum sentir náuseas, azia, cólicas, dores nas costas, fisgadas no baixo ventre, cansaço… o intestino pode ficar preguiçoso… também é comum o esquecimento. As alterações hormonais e fisiológicas da gravidez fazem isso com nós, mulheres.

Com o desenrolar da gestação alguns sintomas podem ir ficando para trás e outros vão surgindo. Paciência e aceitação! Nada disso vai durar para sempre, e tudo tem uma razão de ser: uma nova vida se formando é uma excelente recompensa!

ECOGRAFIAS

Procure fazer seus exames em locais de confiança e com profissionais experientes em Medicina Fetal.

Cada exame tem um momento específico para ser realizado e sua correspondente interpretação. Veja abaixo algumas ecografias que não podem deixar de serem feitas:

– Ecografia transvaginal: realizada por volta da 7ª semana de gestação, com a finalidade de datação e definição do número de embriões. Nesse exame será possível ouvir o coraçãozinho do seu bebê pela primeira vez!

Ecografia morfológica do 1º trimestre: realizada preferencialmente entre 12 e 13 semanas, tem a finalidade de avaliar anatomia fetal (crânio, situs torácico e abdominal, rins, bexiga, membros superiores e inferiores), checar os marcadores de aneuploidias (translucência nucal, osso nasal, Doppler do ducto venoso) e definir risco de pré eclampsia e restrição de crescimento intra uterino a partir do Doppler das artérias uterinas. Para que esse exame seja realizado de forma completa, no pedido médico deve constar a seguinte solicitação: ecografia morfológica de primeiro trimestre com Doppler de artérias uterinas e medida do colo via transvaginal.

– Ecografia morfológica do 2º trimestre: realizada preferencialmente entre 22 e 24 semanas, quando toda a anatomia fetal será conferida. Esse também é o momento ideal para verificar o risco de parto prematuro a partir da medida do colo uterino. Também é uma nova oportunidade de checar como está o fluxo útero placentário. Para que esse exame seja realizado de forma completa, no pedido médico deve constar a seguinte solicitação: ecografia morfológica de segundo trimestre com Doppler de artérias uterinas e medida do colo via transvaginal.

– Ecocardiograma fetal: realizado na 28ª semana de gestação, com finalidade de checar anatomia cardíaca de forma exclusiva.

Todas as ecografias tem a finalidade de avaliar a vitalidade fetal, sua anatomia e desenvolvimento, ganho de peso, inserção placentária e volume de líquido amniótico.

O sexo fetal poderá ser visualizado entre 16 e 17 semanas.

No terceiro trimestre serão realizadas ecografias com Doppler, com o intuito de avaliar fluxo útero placentário e feto placentário, de grande importância para avaliação do bem estar fetal, principalmente dos bebês que estão abaixo da curva de crescimento, ou filhos de mães hipertensas ou com outras comorbidades.

Geralmente o intervalo entre as ecografias é de 4 semanas, mas isso poderá mudar de acordo com cada gestação e sua necessidade.

EXAMES LABORATORIAIS

No decorrer do acompanhamento de pré natal vários exames laboratoriais, inclusive sorologias e urina, serão realizados. Abaixo cito as fases mais importantes:

Rotina laboratorial do 1º trimestre: realizada no começo da gestação, tão logo quanto possível, para que possamos analisar se há necessidade de algum ajuste inicial e ter um parâmetro da sua saúde nesse momento;

Rotina laboratorial do 2º trimestre: realizada entre 20 e 24 semanas;

Curva glicêmica (TOTG 75g): realizada entre 24 e 28 semanas. É o rastreio universal para diabetes gestacional, aplicado para todas as gestantes, exceto aquelas já diagnosticadas com diabetes ou que possuem alguma contraindicação formal a realizar este exame, como as pacientes bariátricas;

Rotina laboratorial do 3º trimestre: realizada entre 33 e 35 semanas;

Cultura para Streptococcus do grupo B: material colhido em consultório médico por meio de swab vaginal anal na 35ª semana de gestação.

Outros exames poderão ser solicitados a critério médico.

OUTRAS ORIENTAÇÕES

Acompanhamento nutricional: sugiro procurar auxílio de Nutricionista para prescrição de dieta e acompanhamento de ganho de peso. Aproveite o momento da gestação para cultivar bons hábitos de alimentação, fazendo escolhas saudáveis! Em pouco tempo você será exemplo para seu (sua) filho (a)! Pense nisso!

Acompanhamento psicoterápico: a gestação pode ser um momento de muitas dúvidas e inseguranças, momentâneas ou não. Contar com a ajuda de um Psicólogo em um ambiente profissional e seguro com certeza vai ajudar!

Fisioterapia pélvica: se engana quem pensa que esse cuidado é foco apenas das pacientes que visam parto normal. O assoalho pélvico, a coluna e a postura passam por diversas modificações ao longo da gestação e ter uma Fisioterapeuta pélvica atenta às necessidades de cada fase da gestação é de grande valia!

Atividade física: se você já pratica atividade física e está se sentindo bem, sugiro manter. Pode ser que com o avançar da gestação alguns exercícios precisem ser adaptados. Procure algo que seja divertido, funcional e te dê prazer! Yoga, pilates, musculação, hidroginástica, dança, bicicleta, caminhada…

Relação sexual: não há problema em manter a vida íntima do casal, desde que não haja orientação médica em contrário. Casos como descolamento / hematoma coriônico, ameaça de parto prematuro, colo curto etc serão discutidos individualmente.

Tenho o maior prazer de esclarecer as dúvidas em consulta e sugiro que traga sempre suas anotações para não esquecer nenhum ponto a ser discutido. Espero que a gente se encontre em breve!

Um beijo,

Dra. Júlia Verano